Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
28 Abril
ROBÔ
Alunos de Engenharia Elétrica desenvolvem projeto de iniciação científica
Autor: Hewerton Agra

Os discentes Igor de Azevedo, Mateus Antunes, Jhonatan Lopes e José Wesley, do 7° período de Engenharia Elétrica, orientados pelo professor Doutor André Luis, participam do desenvolvimento de um projeto de iniciação científica, que tem como objetivo desenvolver plataformas e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso na instituição. 

O projeto, que teve inicio no dia 18 de junh de 2016, consiste na utilização de plataformas desenvolvidas pelos próprios alunos, em que a ideia é fazer um controle de acordo com as especificações, podendo ele ser um controle mais lento, mais rápido, mais seguro, dentre outras especificações desejadas. O discente Igor de Azevedo, um dos participantes do projeto de iniciação científica, detalhou: "Este é um projeto que constitui-se em um sitema onde é posicionada uma bolinha ao longo de uma canaleta móvel e ela deve ser realocada em uma posição desejada. Com isso, um sensor é posto em uma das extremidades da canaleta para a medição da distância, e por meio de um programa de computador, também desenvolvido pelo grupo, é possivel definir onde a bolinha deverá parar".

A plataforma é composta por uma ferramenta muito conhecida e utilizada para aprendizado em computadores, o Arduíno, e além de um microcontrolador existe um sensor, responsável pela medição da distância da bolinha e um motor para dar mobilidade à estrutura montada. A princípio a estrutura é simples, mas é uma ferramenta básica para o aprendizado de controle de sistemas mais sofisticados, como processos industriais (controle de temperatura, pressão, vazão, etc.), estabilidade de drones, robótica, dentre outros. 

Confira as Imagens do projeto em nossa galeria abaixo:

Galeria: 

Comentários