15 Maio
AÇÃO
Discentes fazem monitoramento ambiental na Praia do Marahú
Autor: Ruy Martini

Os alunos da turma do sétimo período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da unidade Belém, realizaram nos dias 7 e 8 de abril, uma visita técnica na ilha de Mosqueiro. O local, que que é um distrito administrativo do município de Belém,  é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó.

A atividade teve como objetivo observar a caracterização e avaliação das obras de contenção à erosão nas praias do Marahú e Paraiso, a dinâmica sedimentologia da praia do Marahú e Paraiso, a percepção e reação dos proprietários à erosão na praia do Marahú e Paraiso, a valoração econômica relativa da erosão costeira na praia do Marahú e Paraiso, a  caracterização textural das praias do Marahú e Paraiso além da avaliação de impacto ambiental pela ação antrópica nas praias.

O município é um dos mais populosos e frequentados por turistas. Do ponto de vista urbanístico, o maior problema atual são as ocupações imobiliárias irregulares em áreas de risco sujeitas a erosão costeira. É visivelmente conhecido que o desenvolvimento turístico, ao longo da costa da ilha, contribui para o crescimento urbano Justifica-se no argumento de que “o monitoramento da morfologia, sedimentologia e hidrodinâmica na interface linha de costa-oceano das cidades litorâneas, bem como as implicações da urbanização (relação ocupação humana X ambientes costeiros), devem ser contínuos, minimizando a ocorrência de novos prejuízos sócioeconômicos e ambientais”.

Alunos em plena atividade prática