Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
26 Novembro
Conscientização
Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antibióticos
Autor: Priscilla Lima

Antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto na dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública. O uso indiscriminado dos antibióticos pode causar danos irreparáveis a saúde do paciente. Todo profissional de saúde tem papel importante na conscientização do uso correto de qualquer medicamento.

A Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos ocorre todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes ao medicamentos disponíveis, e aumentar a conscientização sobre a importância do seu uso responsável.

A resistência antimicrobiana ocorre quando os microorganismos (como bactérias, fungos, vírus e parasitas) mudam quando são expostos a medicamentos antimicrobianos (como antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos e anti-helmínticos). Os microorganismos que desenvolvem resistência antimicrobiana às vezes são chamados de “superbactérias”. Como resultado, os medicamentos se tornam ineficazes e as infecções persistem no organismo, aumentando o risco de propagação para outras pessoas.

A resistência antimicrobiana é uma grave ameaça à saúde pública global que requer ação em todos os setores governamentais e na sociedade, pois põe em risco a prevenção e o tratamento eficazes de uma gama cada vez maior de infecções.

A resistência antimicrobiana afeta o tratamento de infecções adquiridas na comunidade e também as adquiridas em hospitais, causando grande aumento nos custos de assistência médica devido à necessidade de medicamentos mais caros e uma estadia hospitalar prolongada. Patógenos multirresistentes são responsáveis ​​pelo aumento da morbimortalidade de pacientes internados em hospitais, afetando a maioria dos pacientes frágeis, em unidades de terapia intensiva, oncologia e neonatologia, que geralmente resultam em alta mortalidade.

Fonte: Ministério da Saúde, 2021.

 

Comentários