09 Abril
PROJETO
Os protetores dos portadores Diabetes e da Hipertensão
Autor: Franciskelly Pessoa

Na manhã do dia 26 de março,  iniciamos na cidade de Agrestina-PE um projeto de extensão com os alunos: Tainá Ferreira da Silva, Adriana Ferreira da Silva e Gustavo Patrício Araújo dos Santos, estudantes do 5° período do curso de Enfermagem da UNINASSAU Caruaru. O tema abordado pelos alunos foi Hipertensão e Diabetes. Diante do tema escolhido, criaram um slogan chamado: Os protetores dos portadores Diabetes e da Hipertensão. O objetivo principal do projeto acadêmico é promover a prevenção e o controle dessas patologias.

Neste primeiro dia de projeto, os alunos atuaram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Alice Damasceno com palestras, brindes, dinâmica e muita parceria com os usuários, agendando com apoio da Equipe da UBS um controle semanal para a melhoria e o bem-estar dos usuários.

Foram atendidos mais de 60 usuários, dentre eles jovens, adultos e principalmente idosos, com aferição de pressão arterial e testes glicêmicos,. Contaram com o total apoio do município, e a equipe da UBS que estava pronta para auxiliar os estudantes, a Enfermeira Rosely Cabral da Silva concedeu-lhes um suporte excelente e admirável no desenvolvimento das atividades. A partir disto, foi inserido um brilhante trabalho naquela comunidade, tendo um feedback positivo tanto da equipe multidisciplinar da UBS quanto dos pacientes que já confirmaram presença nas próximas semanas. O professor responsável é o professor Efrain Naftali, docente da Uninassau e Gerente da Vigilância à saúde do Município de Caruaru.

Os projetos de extensão universitária ou extensão acadêmica é uma ação de uma faculdade junto à comunidade a seu redor, disponibilizando, ao público externo à universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado, e de acordo com Franciskelly Pessôa, coordenadora do curso de enfermagem : “apoiar estas atividades é de fato promover o crescimento acadêmico, profissional e social dos alunos.

.