Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
27 Abril
ENFERMAGEM
Diretrizes para combate ao novo coronavírus
Autor: Isabela Maria
Mudanças incluem uso de máscaras em todo atendimento, e orientações sobre esterilização de materiais, uso de adornos, e sobre afastamentos de profissionais

Caros acadêmicos de enfermagem,

Esse é um momento de muita atenção para todos os profissionais de saúde. Fiquem atentos às novidades do nosso Conselho.

 

COFEN ATUALIZA DIRETRIZES PARA COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

Mudanças incluem uso de máscaras em todo atendimento, e orientações sobre esterilização de materiais, uso de adornos, e sobre afastamentos de profissionais

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou hoje (23/4) nova versão das diretrizes para a organização dos serviços de Saúde frente à pandemia de COVID-19. As atualizações incluem mudança nas indicações de usos de equipamentos de proteção individual (EPIs), considerando a mudança na orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o avanço da doença no Brasil. Máscaras devem ser utilizadas em todo ambiente hospitalar e em todo atendimento a pacientes, havendo ou não suspeita de COVID-19. Ambientes como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a realização de procedimentos geradores de aerossóis continuam exigindo o uso de máscaras especiais N-95/PPF2.

A nova versão traz, ainda, três novos capítulos, com orientações para central de materiais esterilizados, baseadas nas dúvidas trazidas pelos profissionais e gerentes de Enfermagem; estratégias de afastamento laboral, incluindo orientações sobre afastamento, retorno e precauções a serem adotadas em casos suspeitos de COVID-19; além de orientações sobre o uso de adornos pelo profissionais que estão na linha de frente.

“Trata-se de uma doença recente, sobre a qual temos conhecimento restrito, em constante evolução. Nosso compromisso é manter os profissionais atualizados, de forma a garantir a segurança da equipe de Enfermagem e da população”, afirma o coordenador do comitê gestor da crise, Walkírio Almeida.

 

Fonte: Ascom – Cofen  - http://www.cofen.gov.br/cofen-atualiza-diretrizes-para-combate-ao-novo-coronavirus_79310.html

 

Comentários