Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
03 Dezembro
NOTÍCIA
1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Autor: Priscilla Lima

Todos os anos, celebra-se em 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Esta data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

No mundo, segundo dados do ano de 2015 da UNAIDS, há cerca de 36,7 milhões de PVHA, com 2,1 milhões de casos novos de infecção pelo HIV ao ano e cerca de 1,1 milhões de mortes relacionadas ao HIV. Em torno de 5.700 novas infecções pelo HIV são registradas por dia no mundo, das quais 66% ocorrem na África Subsaariana. Até o momento, mais de 30 milhões de mortes pelo HIV/Aids foram registradas no mundo desde o início da pandemia.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que quase 800.0000 casos de Aids foram notificados de 1980 a junho 2015, com mais de 290.000 óbitos registrados. A partir de 2005 o Brasil observa uma diminuição do surgimento de casos novos e na mortalidade decorrente da Aids, fato que é atribuído ao diagnóstico precoce e ao acesso universal à HAART pelo Sistema Único de Saúde, tornando o País um exemplo reconhecido na assistência e controle da infecção pelo HIV no cenário mundial. Nos últimos cinco anos, 40,6 mil casos novos são detectados anualmente, com uma taxa de detecção de casos novos estável de 20,5 casos/100.000 habitantes. No entanto, existem algumas diferenças entre as regiões do País com tendência ao aumento de novos casos entre homens que fazem sexo com homens, na faixa etária de 15-24 anos de idade. A principal causa de óbito entre PVHA no Brasil é a tuberculose, uma infecção oportunista que requer atenção especial para o diagnóstico e tratamento adequado.

O Dia Mundial da Luta contra a Aids é um dia de celebração da vida, de comemoração das diversas conquistas que as ciências da saúde, como virologia, imunologia, patologia, terapêutica e epidemiologia, alcançaram nesses mais de 30 anos de história de um dos maiores flagelos enfrentados pela humanidade. Ainda, esse dia deve ser de reflexão sobre as perspectivas futuras para o alcance do controle máximo da transmissão da infecção pelo HIV, de novas medidas de prevenção e terapêutica e do comportamento diante da pessoa que vive com HIV e Aids.

 

Fontes: SBP, 2017; OPAS, 2021.

 

Comentários