Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
17 Setembro
SETEMBRO AMARELO
PESSOAS ATIVAS FISICAMENTE SOFREM MENOS COM PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL
Autor: Bruno Vieira

A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, PODE AJUDAR A COMBATER E PREVENIR DOENÇAS

Setembro é um mês muito especial para a Educação física, pois no dia 1º de Setembro de 1998 foi assinada a lei que regulamenta a profissão (lei 9696/98), com ela para atuar no planejamento, avaliação, coordenação, execução entre outras atividades da área de Atividades físicas e desportos o indivíduo precisa, entre outras possibilidades, ter diploma do curso de educação física, cursado em instituições como a UNINASSAU.

Entretanto, o mês de Setembro tem outra data muito importante no seu calendário, o dia 10 deste mês marca o dia mundial de prevenção ao suicídio. Apesar de não serem amplamente noticiados pela mídia os casos acontecem e desde 2015 que no Brasil foi criada a campanha do Setembro Amarelo, que busca desmistificar a ideia de que não se pode falar da temática, o que se tem é a necessidade de se falar com responsabilidade sobre o tema.

Boa parte dos casos que acontecem estão relacionados ao sofrimento mental, ou a alguns transtornos como por exemplo a depressão. Segundo a OMS o Brasil está entre os primeiros colocados no número dos casos de ansiedade e depressão no mundo. Sendo que estas estão entre as doenças mais incapacitantes.

A boa notícia que temos é o fato de a prática de atividade física pode ajudar a combater/prevenir essas doenças. Estudos realizados em todo o mundo têm mostrado que pessoas ativas fisicamente sofrem menos com problemas de saúde mental. Principalmente quando expostas a atividades de intensidade leve a moderada. A própria OMS indica a prática de atividade física para pacientes com Ansiedade e depressão.

Assim sendo, como no Brasil cabe, legalmente, ao Profissional de Educação Física prescrever a prática de exercício bem como participar da formulação de políticas e projetos que busquem diminuir a inatividade física da população. Fica evidente a importância desses profissionais no cuidado para a saúde mental, seja em ações multiprofissionais e no cuidado de pessoas com sofrimento mental.

Por isso, desde a formação, buscar conhecimento sobre como atuar com pessoas com ansiedade, depressão, doença de Alzheimer entre outras afecções neuropsiquiátricas ou psicológicas é fundamental.

 

Diego de Mélo Lima

Profissional de Educação Física (CREF004018 - G/PE)

Mestrando em Educação Física - PPGEF (UFPE)

Especialista em Futebol e Futsal, Universidade Gama Filho (2010)

Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família (Residência - 2018)

 

Comentários