Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
16 Junho
DOCENTES
Professores da UNINASSAU recebem destaque internacional
Autor:
Pesquisa traz alternativa de baixo custo para avaliar individualmente a intensidade ideal do exercício

 

Os professores do curso de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Petrolina Geovani Alves e Eduardo Numata, tiveram artigo científico publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, periódico internacional de grande relevância na área da Educação Física. Com título “Anaerobic Threshold Determination in Cycle Ergometer From Rating of Perceived Exertion”, a produção discute a identificação e a avaliação da intensidade do exercício físico por meio da percepção do esforço.

 

Geovani explica que “selecionar a intensidade do exercício, seja baixa, média ou alta, é de extrema importância e existem diferentes tipos de métodos para avaliar o condicionamento físico, mas que, por exemplo, podem ter um custo médio de 60 mil em aparelhos específicos”.

 

A pesquisa procurou garantir a aplicabilidade de uma metodologia eficaz, porém acessível aos profissionais de Educação Física. “Percebemos que, em diferentes ambientes de treinamento, como academiais e clubes, os profissionais têm poucos recursos para um bom controle da intensidade. Então, por meio da metodologia de escala de percepção de esforço, é possível ter uma ferramenta muito barata e que pode ser viável para diferentes espaços de treinamento físico”, ressalta Geovani.

 

Os pesquisadores abordaram no estudo como utilizar a escala de percepção de esforço na avaliação do condicionamento físico em um exercício em bicicleta ergométrica. “É possível fazer essa análise apenas com a escala de percepção de esforço, ou seja, uma tabela impressa em que a pessoa que está sendo avaliada responderá quanto o exercício está cansativo para ela”, conclui o professor.

 

Texto: Gabriella Moura

Comentários