29 Maio
CAMPANHA
Nomofobia é assunto de campanha realizada pela UNINASSAU
Autor: Karla Cinara
alunos desenvolvem ações de Educação em Saúde

A Faculdade UNINASSAU Petrolina promove campanha digital sobre Educação em Saúde em tempos de pandemia, em parceria com os estudantes dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.  A iniciativa visa orientar a população sobre hábitos diários que podem prejudicar a saúde do corpo com temas como dor lombar, nomofobia, execução correta de exercícios físicos entre outros.

nomofobia é conhecida como o medo irracional de ficar sem celular ou aparelhos eletrônicos. O uso e apego excessivo podem gerar alguns problemas para a saúde como conta a coordenadora dos cursos, Karla Melo. “Dores nos ombros, braços, tendinite, problemas na postura, insônia, depressão são prejuízos gerados pelo uso exagerado de dispositivos móveis. É preciso se educar em relação ao tempo destinado ao uso do celular”.

Outro tema importante abordado foi a dor lombar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que sete em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir esse tipo de dor nas costas. “O envelhecimento, a má postura, sedentarismo, obesidade, perda de massa muscular são algumas das causas para a lombalgia. Praticar exercício regularmente, não fumar, manter o peso, não ficar muito tempo na mesma posição são maneiras de prevenir a dor lombar”, orienta Karla.

A coordenadora destaca que as ações “reforçam a promoção à educação através do compartilhamento de conhecimento e informações, estimulando a população a agir conscientemente diante de cada atividade do cotidiano, criando um espaço para o aprendizado e aperfeiçoamento de novas práticas”.