Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
16 Dezembro
Petrolina
HIV: quase um milhão de brasileiros vivem com o vírus
Autor: Karla Cinara

De acordo com o Ministério da Saúde, o maior número de casos está entre jovens de 25 e 39 anos 

 

O mês de dezembro é conhecido por reunir esforços mundiais para a luta contra à AIDS. No Brasil, 920 mil pessoas vivem com HIV e a prevalência de casos está entre os jovens de 25 a 39 anos, segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020. O instrumento informativo também destaca que entre os anos de 2015 e 2019 foram evitados 10 mil novos casos no país.  

A coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Paula Andrade, explica a diferença entre HIV e AIDS. “Após infecção, a pessoa pode permanecer anos sem desenvolver nenhum sintoma, então falamos que ela está vivendo com HIV. Já a Síndrome de Insuficiência Adquirida, a AIDS, é o estágio mais avançado da infecção e começam a surgir infecções oportunistas - como tuberculose e pneumonia -, por conta da baixa imunidade”. Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV.  

 

Quando se fala em prevenção o principal método contraceptivo é o uso da camisinha nas relações sexuais (vaginal, oral e anal). Já as gestantes com vírus devem tomar alguns cuidados para não transmitir ao bebê. Ana Paula pontua que é preciso desmitificar sobre as formas de transmissão.  

 

“O vírus do HIV não se transmite, por exemplo, por meio do beijo, suor, lágrima, pelo ar, abraço. É preciso desmistificar e entender que as formas de transmissão são: sexo desprotegido, transfusão de sangue contaminado, transmissão vertical (mãe para filho) sem os devidos cuidados, compartilhar seringas, uso de instrumentos cortantes não esterilizados, entre outros”, destaca a coordenadora. 

 

Em Petrolina, as pessoas com vida sexual ativa podem realizar o teste gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento e acompanhamento também são disponibilizados pela rede pública.   

 

Por Marcia Gabriela

 

Comentários