12 Setembro
DIREITO
Discentes vivenciam metodologias ativas de Direito
Autor: Andrea Teles
É sabido que através das metodologisa ativas, os estudantes são incentivados a ultrapassar desafios, debater ideias, desenvolver argumentações; a serem protagonistas no processo de construção do conhecimento, tratando dos frutos das suas próprias investigações.

O foco da da metodologia ativa é criar interação, realizar projetos diferentes, trabalhar a reflexão, a criatividade, o pensamento crítico, dentre outros aspectos. Ou seja: focar em aulas mais dinâmicas e participativas, onde o professor atua como mediador da aprendizagem, provocando os alunos a irem além, em busca das respostas.

Nesse sentido, um evento memorável ocorreu nos dias 11e 12 de setembro deste ano, proporcionando grande mobilização entre alunos e professores de diversos semestres do curso de Direito da UNINASSAU - Pituba. Professor George Carvalho promoveu um júri simulado em sua disciplina de Teoria Geral da Constituição, com as turmas 2º semestre da manhã e da noite, do curso de Direito.

Foi uma experiência lúdica que marcou muito positivamente todos os estudantes que, com muito afinco, envolveram-se integralmente nas atividades, motivados, abrilhantaram as apresentações, na tratativa de um caso de extradição.

O evento contou com a participação de muitos membros da equipe vice-campeã estadual de júri simulado promovida pela OAB neste ano. Guilherme Bitencourte, Jorge Allan e Thiego Daltro, vice-campeões estaduais, que estão no 10º semestre do curso de Direito, todos já aprovados no Exame de Ordem, contribuíram com dicas preciosas para o aprimoramento das equipes envolvidas nas atividades.

Também participaram do evento, o professor Vinícius Maia - coordenador do curso de Direito da UNINASSAU, Adriana Souza - Assistente Pedagógica da UNINASSAU (NAE) e professor Jarleno Oliveira, que colaboraram com as análises das equipes e parabenizaram pela iniciativa.