13 Agosto
Salvador
Aula Magna em Salvador é um sucesso
Autor: Taísa Silveira

No último dia 11 de agosto, dia do estudante e também dia da advocacia, aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau da Pituba a aula magna do curso de Direito com o tema “Direito à diferença: uma (re)leitura sobre o direito das ‘minorias’”. Diante de um auditório lotado de alunos, com a presença de alguns professores da casa e do time do NPJ, a noite foi um verdadeiro sucesso.

O coordenador do curso, professor Vinícius Maia, brilhantemente abriu os trabalhos, seguido por um emocionante relato da sra. Marion Terra, mãe do adolescente Lucas Terra, cujo brutal assassinato ainda não encontrou o caminho da justiça nos tribunais brasileiros.

Em sequência a presidente da comissão especial da promoção da igualdade racial da OAB/BA, dra. Dandara Pinho, palestrou sobre feminismo, negritude, resistência e direitos relativos a essas temáticas. Foi, então, seguida a aula magna pela condução da advogada dra. Érica Uderman, egressa do curso de Direito da FMN, ou seja, fruto da casa, deu um show ao falar sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e sobre sua experiência de vida, inspirando a todos de uma forma muito enriquecedora.

Digna de um mar de aplausos, a Dra. Érica passou o espaço para o dr. Leandro Paraense, vice-presidente da comissão de diversidade sexual e enfrentamento à homofobia da OAB/BA, que também deu um show falando sobre direitos à diferença e direito das minorias, finalizando sua exposição com uma brilhante reflexão: “temos não apenas que respeitar à diferença, mas valorizá-la”.

Assim, das fotos dá apenas para extrair uma parte dessa noite que foi à altura do quanto o curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau é engrandecedor e está afim às mais importantes temáticas da sociedade atual. Uma salva de palmas!