12 Novembro
Novembro de prevenção contra o câncer de próstata
Autor: Jademilson Manoel

Nesta terça-feira (13), o Centro Universitário promoverá o I Simpósio da Saúde do Homem. O evento, que faz parte das ações Novembro Azul, ocorrerá no Auditório Capiba, do Bloco C, das 13h às 18h, e é organizado pela Liga Científica de Enfermagem da universidade. O tema do seminário é "O homem como protagonista do seu cuidado" e contará também com  submissões de trabalhos científicos.

A cada 36 minutos um homem morre em decorrência do câncer de próstata no Brasil. Aproximadamente 60% dos casos da doença são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no qual, de acordo com a pesquisa, o número de mortes desde 2013 é de 13.772 e a estimativa de novos casos, para esse ano, é de 68.220. Pernambuco, por exemplo, possui uma taxa estimada de 68,20 casos para cada 100 mil homens.

O câncer de próstata ataca silenciosamente e, em algumas dessas situações, podem levar cerca de 15 anos para chegar a 1cm³. Muitos dos pacientes não apresentam nenhum sintoma, mas quando começam a apresentar, sentem dificuldades para urinar (indo mais vezes ao banheiro durante o dia), e em sua fase mais grave pode ocasionar infecção generalizada ou insuficiência renal.

Para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidar surgiu a campanha Novembro Azul. Todo ano, no mês novembro, são realizadas diversas atividades para destacar a necessidade de se fazer um check-up médico. Nela, são destacadas as formas de prevenção da doença que consiste em fazer, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool, não fumar, e mudar os hábitos alimentares, passando a ter uma dieta mais rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.

Novembro azul - A campanha Novembro Azul surgiu em 2008, através do Instituto Lado a Lado pela Vida que desenvolve projetos relacionados ao câncer de próstata, com objetivo de quebrar os paradigmas impostos pela sociedade em relação a ida do homem ao médico. Por isso, durante todo o mês são realizados diversas mobilizações focados na saúde do homem. De iluminações de prédios à palestras e ações em locais de grandes circulações. Já foram distribuídos mais de 8 milhões de folhetos e realizadas 2,7 mil ações durante toda a campanha, chegando ao alcance de 96 milhões de pessoas no Brasil.

*Matéria: Bruna Oliveira | Sementes Comunicação