12 Setembro
RECIFE
Discentes pitam com as luzes em sala de aula
Autor: Andre Felipe
Light Painting é uma técnica de iluminação fotográfica que se trata de literalmente pintar com a luz. Consiste em movimentar uma fonte de luz, em um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação, bem próximo a escuridão com a câmera programada para uma longa
exposição e fixa em um tripé ou outro local que dê firmeza a ela. Com a fonte de luz - que pode ser desde um isqueiro, até um flash, dependendo do que se planeja - o fotógrafo irá “pintar” o que ele quer que apareça na imagem.

O professor de fotografia Mivacyr filho abordou essa técnica com a turma do quarto período de jornalismo na noite de ontem (11/09). "Eu sempre levo os alunos dessas disciplinas mais introdutórias de fotografia para fazer esta atividade, pois, além de ser uma aula diferente e divertida, essa técnica trabalha muito bem o controle de luz das câmeras e a importância da relação de tempo dentro da produção de cada fotografia", relata o professor.

Os alunos utilizaram lanternas, flashes e luzes de emergência para produzir as imagens e conseguiram riscar a foto com as luzes, vivenciando na pratica o equilíbrio da luz. A aluna Luana Monteiro afirmou que foi uma experiencia incrível. "Como conseguimos criar a foto,
ter uma ideia e poder fazer isso acontecer e não, somente, registrar o que já existe", afirma. O trabalho rendeu ótimos resultados tanto nas fotos tiradas pelos alunos quanto na aprendizagem dos mesmos.
Estudantes de jornalismo aprendem sobre Light PaintingEstudantes de jornalismo aprendem sobre Light Painting