28 Dezembro
Parceria
UNINASSAU promove ações pelo fim da violência contra a mulher entre novembro e dezembro
Autor: Andre Felipe

A Uninassau Recife, unidade Graças, por meio dos cursos de Comunicação Social e Serviço Social, se engajou ativamente na campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Em uma parceria inédita com a Secretaria da Mulher do Recife, professores e estudantes dos cursos promoveram uma série de ações dentro e forma do centro universitário. A abertura das iniciativas se deu com o evento “O silêncio mata, a comunicação salva”, o qual ocorreu no dia 27 de novembro, no Roque de Brito - Bloco B, Graças. Participaram desse momento autoridades dos governos municipais e estadual, pesquisadoras e militantes de movimentos sociais.

Entre os dias 03 e 11 de dezembro, foram promovidas rodas de diálogo no Compaz do Alto Santa Terezinha, na Escola de Referência Estadual Jornalista Trajano Chacon, no Cordeiro, e na Escola Técnica de Formação Dom Bosco, no bairro do Bongi. Nesses locais, professores dos cursos debateram a violência contra a mulher e as estratégias de comunicação social como forma de enfrentar esse problema. Cerca de 500 pessoas, entre jovens e adultos, de ambos os sexos, participaram da iniciativa.

Entenda melhor o intuito dos 16 dias de Ativismo

Iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, no qual continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (CWGL), o projeto 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a campanha ocorre desde 2003 e é chamada 16+5 Dias de Ativismo, pois incorporou o Dia da Consciência Negra, de acordo com a Procuradoria Especial da Mulher. Neste ano, o período de realização no Brasil será entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

Sendo apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030”, o projeto é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas, apresentando como tema deste ano: “Pinte o mundo de laranja: geração igualdade contra o estupro!”