Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
03 Setembro
Recife
Desinformação é tema do evento 'É meu, o seu direito?"
Autor: Andre Felipe
Na ocasião, foi debatido o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos processos de desinformação

No dia 23 de agosto, a Uninassau Recife sediou o evento “É meu, o seu direito? Fato ou Fake?”, no qual foi debatido o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos processos de desinformação e seu impacto sobre os direitos e a democracia. Nessa edição, a iniciativa envolveu docentes e estudantes dos cursos de Comunicação Social e de Direito. Na ocasião, ainda foi lançada a cartilha "Desinformação: uma ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news", produzida pelo Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. 

 

Na primeira rodada de conversas, a professora e advogada Anna Priscylla Lima, a também professora e jornalista Nataly Queiroz e a bacharel em direito Mariana Canto palestraram sobre Desinformação, Tecnologias e Democracia. Para a docente Anna Priscylla, o tema se reveste de importânca dado o uso das TICs e das redes sociais nas últimas eleições dos Estados Unidos e no Brasil. “Tecnologia e democracia estão completamente interligadas, a ponto de um algoritmo e do acesso às informações dos usuários de redes terem se sido apontados como possíveis influenciadores do resultado eleitoral”, afirmou Ana Priscylla.

 

O professor de direito Ronaldo Bastos e o repórter da Rede Globo Antônio Coelho complementaram o debate, discutindo sobre Fake News, o Jornalismo e o Direito.

 

A cartilha "Desinformação: uma ameaça ao direito à comunicação muito além das fake news" pode ser baixada gratuitamente pelo endereço: http://intervozes.org.br/publicacoes/desinformacao-ameaca-ao-direito-a-comunicacao-muito-alem-das-fake-news/

 

Comentários