18 Junho
Biomedicina
Visita Técnica ao Núcleo de Tecnologia Farmacêutica
Autor: Roberto Silva

Alunos do Curso de Biomedicina da Faculdade Uninassau - Aliança (Redenção Teresina - Pi), realizaram no dia 12 de junho de 2019 visita técnica ao Núcleo de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal do Piauí.

Particparam da visita 30 alunos que estão em estágio supervisionado. A visita técnica foi realizada em parceria com a Preceptora de Estágio Kelly Rêgo e a Pós Doutoranda Antônia Amanda Almeida.

O Núcleo de Tecnologia Farmacêutica (NTF) localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFPI, e pertence ao programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Predominantemente, no NTF são realizados os experimentos de Controle de Qualidade, Produção de Medicamentos e de Toxicologia Pré-Clínica, visando a descoberta de novos fármacos.

A pós doutoranda Amanda explicou aos alunos que no núcleo são realizados estudos comportamentais, farmacológicos, histopatológicos e neuroquímicos envolvendo os modelos experimentais de farmacologia com o objetivo de investigar a ação central de compostos isolados de plantas medicinais.  O NTF apresenta como propósito Estimular e promover a interação entre a geração, difusão e aplicação do conhecimento entre a UFPI e a sociedade, através da criação de parcerias entre pesquisadores e o setor empresarial, no que se refere ao desenvolvimento e à transferência de tecnologia. E estimular os alunos na participação de eventos ligados a Ciência e Tecnologia no âmbito Estadual, Regional e Nacional.