05 Junho
TERESINA
Discentes participam de Gincana Biomédica
Autor: Roberto Silva

No dia 23 de Abril, na Unidade Aliança Redenção (Teresina- Piauí), foi realizada a I Gincana Biomédica, promovendo a Integração entre os alunos do 3° e 7º período, promovida pela professora Aldenora Rodrigues.

O intuito da gincana foi: compreensão das áreas de atuação do biomédico nas análises ambientais e biologia molecular, bem como aprendizagem diferenciada das temáticas através de diversas provas envolvendo desenvolvimento locomotor, cognitivo, raciocínio lógico, dentre outros aspectos importantes.

A utilização do formato gincana serviu para agregar conhecimentos das áreas ao mesmo tempo em que uniu as turmas em busca do objetivo de vencer as provas.

A oficina profissionalizante teve como objetivo geral avaliar os conhecimentos dos discentes através de provas interativas sobre os assuntos das disciplinas de Biologia molecular e Análise ambiental. Além de possibilitar a interação entre os discentes de turmas diferentes, estimular o pensamento crítico e reflexivo dos discentes envolvidos e testar conhecimentos das mais diversas áreas da biomedicina.

A finalidade maior da gincana foi o despertar do aluno para as áreas de atuação dentro da biomedicina, seja nas análises ambientais ou na biologia molecular. Sendo que na Análise ambiental trata-se de mais uma das áreas de atuação do biomédico, que por estar habilitado para a realização dessas análises, auxilia na detecção da poluição, no tratamento da água e do esgoto, além de trabalhar na averiguação bioquímica e microbiológica dos alimentos.

O biomédico que se dedica à especialização em Análises Ambientais pode desenvolver formas de intervenção nos ambientes hidroelétricos, minerais e urbanos. Diante aos problemas que podem ser notados diariamente, e que se referem ao meio ambiente, a Análise Ambiental tornou-se uma área bastante promissora.

Já na área de Biologia molecular, o biomédico tem como campo de estudo as interações bioquímicas celulares envolvidas na duplicação do material genético e na síntese proteica. É uma área intimamente ligada à genética e à bioquímica, que consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas.