20 Novembro
Biomedicina
Curso Teórico e Prático de Hemoglobinopatias
Autor: Roberto Silva

Nos dias 22 e 23 de outubro foi realizado o Curso Prático de Hemoglobinopatias e Talassemias em Parceria Faculdade Uninassau Redenção e o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí.

Os alunos estudaram durante o curso sobre as metodologias disponíveis para o diagnóstico laboratorial de hemoglobinopatias.e talassemias. E realizaram a comparação entre as metodologias existentes para diagnóstico laboratorial de hemoglobinopatias e talassemias; Além de utilizar a técnica de cromatografia líquida de alta performance (HPLC) para pesquisa de hemoglobinas variantes e para quantificação da concentração da Hb A2, da Hb A e da Hb F; Avaliaram a correlação existente  de achados hematológicos por alterações morfológicas das hemácias identificadas, especialmente por microcitose e hipocromia, podendo ou não estar associadas a dacriócitos, codócitos e pontilhados basófilos; Avalizaram a correlação existente  de achados hematológicos pelo volume corpuscular médio (VCM) de moderado a acentuadamente baixo, desproporcional à anemia; pela hemoglobina corpuscular média (HCM) diminuída; pela concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) de normal a discretamente diminuída; por red cell distribution width (RDW) normal ou discretamente elevado; por reticulócitos em torno de 2% a 5%; e  por Hb total.

O evento foi direcionado para os alunos do quarto período de Biomedicina, em parceria com as disciplinas de Hematologia e Imunologia básica.