Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
17 Maio
BIOMEDICINA
Campanha de doação de sangue na UNINASSAU
Autor: Roberto Silva
Ação será nos dias 22 e 23 de maio

Entre os dias 22 e 23 de maio de 2019, irá acontecer a campanha de doação de sangue na UNINASSAU- Redenção (Teresina).  O objetivo é constituir uma cultura solidária de doação espontânea entre os alunos e funcionários da Instituição. 

Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, a Coordenação de Biomedicina em colaboração com os demais cursos da Uninadade, realizaram parceria com o Hemocentro do Piauí (HEMOPI). O objetivo é fazer com que os alunos e funcionários tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão.

“Precisamos expandir essa compreensão e doar sangue de forma regular, voluntária e solidária. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, mas o sangue é insubstituível. Por isso, as doações são fundamentais o ano inteiro”, reforça a Coordenação de Curso, professora Michely laiany. 

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar o índice. Não há substituto para o sangue, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como tratamento de pessoas com doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão. 

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Campanha

A Campanha traz o Slogam "A sua ação é compatívél com a vida", a ideia central da campanha é constituir uma cultura solidária de doação de sangue espontânea nos acadêmicos, independentemente das características individuais e de o doador conhecer ou não a pessoa que precisa de sangue.

 

Galeria: 

Comentários