Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
09 Junho
SAÚDE
Isolamento social e saúde mental: como cuidar das emoções?
Autor: Thais Sa
Psicóloga alerta para não deixar o isolamento social temporário trazer prejuízos emocionais graves

 

A alta proliferação do novo coronavírus, o Covid-19, gerou grandes modificações na vida das pessoas e das organizações. A medida preventiva é o isolamento social, visando a redução de novos casos. A nova rotina traz diferentes desafios e permanecer saudável emocionalmente é um ponto importante nesse período.

 

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Samara Oliveira, afirma que “o coronavírus tem impactado nosso modo de viver, tudo isso tem gerado impactos intensos, que vão desde os financeiros à saúde mental”.

 

O novo momento tem gerado estranhamento e intensificado diversas emoções como estresse, ansiedade, medo, pânico, raiva, entre outros. “Somos um ser naturalmente social, então afunilar/reduzir o contato social causa estranhamento, mas é importante gerir positivamente os afazeres, equilibrando as atividades”, orienta.

 

Samara ainda acrescenta que “para preservar nossa saúde mental, é preciso usar o tempo de confinamento para realizar atividades produtivas e saudáveis”. Atividades como ler aquele livro que não tinha tempo, escrever o projeto que estava na gaveta, estudar, conversar com os amigos e família via telefone e internet, são mecanismos para estar bem emocionalmente.

 

“São tempos difíceis e de muitas adaptações, mas é preciso ficar atento para não desenvolver medos irreais e intensificados. É importante manter a racionalização dos fatos, fazer uma triagem das informações que chegam", concluiu a psicóloga.

 

Link: https://www.uninassau.edu.br/noticias/isolamento-social-e-saude-mental-como-cuidar-das-emocoes

Comentários