01 Dezembro
Aracaju
Destaque Nacional: Aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas fica em 2º lugar em nacional
Autor: Cicero Santos
O curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) encontra-se em festa com a vitória do Discente Glauber Marcelino, na competição nacional HackaTRAN 2020. O HackaTRAN 2020, teve como tema "Inovação para o trânsito. Perceba o risco. Proteja a vida”, consistindo no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o trânsito.
Segundo Glauber “Nossa solução é focada para resolver 3 problemas: as vistorias obrigatórias presenciais, o tempo de espera em filas e ineficiência no atendimento e evitar as aglomerações durante a pandemia. Nosso aplicativo, o e-SIVE (Sistema de Vistoria Eletrônica), traz a comodidade e agilidade ao condutor de veículo, e facilidade nos processos aos agentes fiscalizadores.  Todo o processo de vistoria pode ser feito apenas com o smartphone. E para evitar fraudes utilizamos a API de DataValid, que faz o reconhecimento facial do condutor, garantindo a segurança e eficácia da vistoria. Através da câmera do celular as fotos são tiradas de acordo com pré-requisitos estabelecidos em checklist do órgão fiscalizador, a autenticação das fotos se dá por reconhecimento de imagens (tensorflow) e é comparada com padrões já contidos no sistema, mantendo a segurança em saber que tudo está conforme o previsto. Em seguida é gerado um relatório ao Detran (do estado onde reside o condutor) que tem um prazo para a avaliar se o veículo está apto ou não para as devidas liberações. Nosso time, composto por Flávia Firmino (Bussines e UI/UX) de São Paulo, Vanessa Sousa (Marketing) de Goiás e nosso aluno Glauber Marcelino do curso”.
Sendo assim, a coordenação do curso de Análise e Desenvolvimento, festeja com muito carinho a vitória do aluno destaque Glauber Marcelino.