Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
20 Janeiro
ARTIGO
Administradores, Responsabilidade e Futuro
Autor: Thiago Ribeiro

A startup é uma empresa que tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio escalável em um ambiente de incertezas, considerando um produto, serviço, novos processos ou até mesmo uma plataforma. Geralmente com teor tecnológico, a startup é uma empresa emergente, recém-criada, que procura gerar valor, ainda na fase de seu desenvolvimento. Qual A Diferença De Uma Startup Para Uma Empresa Normal? A principal diferença entre startup para uma empresa normalmente está seus objetivos principais.

Por ser uma empresa emergente, recém-criada, a startup foca suas receitas para o próprio financiamento de suas atividades, buscando desenvolver seu potencial. Uma microempresa por exemplo, direciona seus objetivos para ter uma rentabilidade e valor estável a longo prazo. Características De Uma Startup De forma geral, esse termo caracteriza uma empresa em fase de desenvolvimento que possui 3 características básicas: um modelo de negócios inovador, escalável, flexível, repetição, potencial superior e trabalho em equipe. Vamos à explicação de cada um desses fatores? Inovação: A inovação é a capacidade de propor soluções criativas, únicas e fora do comum para determinado problema. Toda startup precisa enxergar o mundo de um jeito diferente e oferecer produtos que revolucionam ou que até mesmo criem novos mercados.

Escalabilidade: Um negócio escalável é aquele que consegue crescer sem aumentar seus custos proporcionalmente. Ou seja, é a capacidade da empresa de ampliar seu faturamento em um ritmo muito maior do que as despesas, como custos com funcionários, matérias-primas, aluguéis, produção, entre outros. Flexibilidade: Ser flexível significa ter capacidade de se adaptar com agilidade, tanto internamente quanto externamente. Toda startup precisa organizar seus processos de forma dinâmica, tomando decisões com rapidez, testando possibilidades, se adequando à demanda do mercado e melhorando constantemente sua forma de trabalho. Repetição: A startup se caracteriza pela capacidade de se repetir, ou seja, entregar os mesmos produtos e serviços de modo reprodutivo, sem a necessidade de customizar em excesso. Além disso, o próprio modelo de negócio pode ser reproduzido e aplicado em outros segmentos, tamanha sua eficiência. Potencial superior: O potencial de atingir grandes mercados com uma estrutura enxuta é um dos principais traços das startups. Com um capital inicial muito baixo, a empresa pode chegar a alcançar milhões de consumidores. Trabalho em equipe: Como as startups costumam ser pequenas, as equipes precisam ser muito unidas e trabalhar em absoluta sinergia. Geralmente, são profissionais de alto nível e multidisciplinares, que conseguem integrar todas as áreas da empresa e construir uma equipe sólida. Quais Os Principais Desafios De Um Startup? Abrir uma empresa nunca foi fácil. Tratando-se de um startup, os desafios são maiores, por se tratar de um empreendimento com uma visão e soluções que não estão no mercado, a escassez de apoio e um incentivo baixo por parte dos governos podem ser uma barreira. Embora já existam incentivos privados para os startups, o governo deixa a desejar nessa área. A carga tributária é um fator que pesa no início.

Geralmente, o regime de tributação de um startup tende a ser o Simples Nacional. Nesse regime, o imposto é calculado sobre o faturamento. Embora possa ter um faturamento considerável, isso não significa que a esteja lucrando de fato. Facilidades fiscais e incentivos nessa área trariam mais facilidades ao empreendedor. Sendo um mercado relativamente novo, o nicho de startup no Brasil ainda não está completamente maduro. A burocracia do sistema para que a documentação esteja correta também é um desafio na vida dos startups. Como o modelo de negócio do startup é escalável, é natural que o negócio cresça muito em pouco tempo. Com isso, geram-se necessidades de novas contratações de profissionais para os novos processos decorrentes do crescimento. Como Funcionam As Etapas De Investimento Em Uma Startup? A startup em seu início encontra diversas dificuldades para captação de investimentos, pois estão em um campo de negócios arriscado e incerto. O investimento inicial para um startup é chamado de capital semente.

A startup permanece nesse estágio até ter condições de se financiar com recursos próprios ou até mesmo receber aportes de capitais e novos investidores. Nesse início, as formas de captação de recursos incluem recursos próprios do empreendedor, recursos de amigos e parentes, Investidor-Anjo, recursos aportados por aceleradoras e até mesmo o financiamento coletivo (conhecido também por crowdfunding). Para melhor exemplificação das etapas de investimento, imagine uma escada a ser subida. Cada degrau nessa escada é um tipo de investimento, conforme o crescimento da empresa. Iremos abordar cada etapa dessa escada, relacionando o investimento ao crescimento do startup, logo abaixo:

Comentários