10 Maio
Petrolina
Ação alerta sobre o alto índice de automedicação pelos brasileiros
Autor: Sérgio Junior
Atividade contou com orientação de alunos do curso de Farmácia da UNINASSAU Petrolina

Tomar remédios sem prescrição médica é uma realidade preocupante no Brasil. De acordo com Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), o país é recordista mundial na automedicação, com 79% da população tendo essa prática. Pensando nisso, e para celebrar o Dia Nacional do Uso de Medicamentos (05 de maio), a Faculdade UNINASSAU Petrolina promoveu atividades de conscientização no processo de administração dos fármacos.

Estudantes do 1ª período do curso de Farmácia produziram banners informativos com orientações sobre o uso, armazenamento, dosagem e descarte. “A intenção dessa mobilização nacional é, realmente, conscientizar sobre o uso adequado dos medicamentos, evitando a automedicação. É necessário que a população tenha a ciência que o medicamento que serve para um pode não servir para outro”, alertou a farmacêutica e professora da Instituição, Maria Alice Bezerra.

Dentre as dicas dadas pelos estudantes estão: certificar-se de que comprou o remédio indicado pelo médico, não mudar a dosagem, nem interromper o tratamento sem orientação médica ou farmacêutica, obedecer aos horários da medicação, descartar corretamente após o uso.

Já os alunos do 3ª período, em parceria dom a Drogasil, além de alertarem sobre o uso racional, promoveram ações de saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e tipagem sanguínea.