Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
11 Março
PÓS-CARNAVAL
Feliz "Ano Novo"
Autor: Francisco Assis
Péssimo hábito de começar o ano depois do carnaval

Aprendemos na escola que o ano termina em 31 de dezembro e começa em 1° de janeiro, não é? Mas o Brasil é diferente do resto do mundo. Somos um país peculiar, “deitado eternamente em berço esplêndido” e adoramos uma festa, um feriadão, um “imprensado” como se diz por aí. Mas todas essas folgas, que até trazem algum lucro para setores específicos, rendem muitos prejuízos para a maioria da economia.

Não há dúvidas que o maior e o mais oneroso dos “imprensados” é o que dura quase dois meses, entre o Natal e o Carnaval. Convenhamos, depois do Natal ninguém trabalha direito e até o carnaval passar, sentimos dificuldades em encontrar clientes e fornecedores e resolver questões nos órgãos públicos, ora por suas viagens de férias, ora pelos indispensáveis recessos, atrasando processos e providências necessárias para o perfeito funcionamento dos negócios.

Após este inevitável período, vem a ressaca pós “imprenssadão”. A economia retoma o ritmo lentamente e os clientes se recuperam das despesas de verão. Só nos resta esperar o próximo feriadão, para ver se as coisas engrenam e consigamos enfim ter nosso 1° de janeiro de fato, pois o de direito já passou há muito tempo.

Comentários