Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
21 Março
NETWORK
A era do relacionamento: veja como network é tudo
Autor: Francisco Assis

Houve um tempo, não muito distante, em que se estabelecia no mercado a empresa que possuísse o maior patrimônio. Mas as evoluções foram acontecendo e passou a liderar quem obtivesse mais informação. Depois, foi a comunicação, o fator preponderante para quem queria chegar na frente. Hoje em dia, o patrimônio nem é tão importante, informação e comunicação são condições básicas de subsistência e o relacionamento se tornou o diferencial para quem quer se destacar no mercado. Relacionamento não só com os clientes, mas também com os fornecedores, que devem ser tratados como parceiros, e funcionários, que precisam estar motivados e treinados corretamente para atender bem todos os que ele mantém contato.

Tudo precisa começar pelo gestor, que com sua visão estratégica, deve liderar a equipe e gerir seus recursos no sentido do relacionamento. Um desses recursos é a tecnologia, que pode ser uma grande aliada neste sentido. Transformar o ponto de venda num ambiente agradável, onde o cliente se sinta bem, é também uma medida importante para fidelizá-lo. Mas além de tudo isso, o gestor precisa saber quem é o seu cliente, saber o que ele quer e entregar justamente o que ele precisa. Esta é a grande questão do relacionamento.

Pode não parecer fácil, mas já existem ferramentas de marketing que podem lhe mostrar onde está seu cliente e o que ele quer de você. Uma observação e análise do dia a dia na empresa já pode lhe trazer algumas respostas, mas de nada vai adiantar se a empresa inteira não entender que estamos na era do relacionamento.

 

Comentários